Uma paixão pela ciência, um time de jornalistas curiosos e rigorosos, e um temperinho de true crime para inspirar: assim nasceu nosso podcast em 2020.
Mas nossa história como grupo começa antes disso, na graduação em jornalismo. Cada um seguiu um rumo: reportagem, ciências, audiovisual, narrativas não-ficcionais… e vejam só como as coisas convergem, como habilidades complementares para a criação de um podcast.
Nosso objetivo era usar o mau exemplo para ilustrar a importância de uma ciência ética, rigorosa e robusta e a relevância de uma divulgação científica responsável. Nos interessa abordar o efeito exponencial das conclusões incorretas, divulgação enviesada e replicação desenfreada – e os mitos que nascem disso, ou alimentam isso. Na prática, começamos olhando os desdobramentos desastrosos e fomos investigando suas origens, almejando desconstruir as informações pretensamente sérias que são embaladas e vendidas como científicas.
Apresentador, produtor e roteirista do Ciência Suja, é jornalista especializado na cobertura de temas ligados à saúde formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Foi repórter na TV Globo, editor na Veja Saúde (Editora Abril), gerente no Einstein e, hoje, tem sua própria empresa de produção de conteúdos.
THEO RUPRECHT
Apresentadora, produtora, roteirista do podcast. É formada em Jornalismo pela Cásper Líbero e com pós-graduação em divulgação científica pela Universidade de São Paulo (USP). Desde o primeiro estágio (2008), trabalha com temas ligados à saúde. Atualmente é editora do site da Veja Saúde (Ed Abril).
THAÍS MANARINI
Jornalista com mais de dez anos de cobertura de saúde e ciência. Atualmente, é repórter na revista Veja Saúde, da Abril, e já colaborou para veículos como UOL e Agência Fapesp. Em 2021, foi incluída no ranking de profissionais mais admirados da imprensa de saúde e bem-estar do Brasil elaborado pelo Einstein e pelo Portal Jornalistas e Cia.
CHLOÉ PINHEIRO
Produtor, editor, roteirista e compositor de trilhas originais do Ciência Suja. É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líber e editor de vídeo pelo Senac, trabalhou por quase uma década no departamento de esportes da TV Gazeta de São Paulo, onde executou diversas funções, de produtor a editor-chefe de telejornal diário. Saiu para fundar a NAV Reportagens em 2017. Pela NAV, participou da execução de diferentes tipos de projetos: séries de reportagens, documentários, vídeos educativos e podcasts, em especial o Ciência Suja.
FELIPE BARBOSA
Produtor, pesquisador, roteirista e pitaqueiro oficial do programa. É jornalista, roteirista, cinegrafista e produtor audiovisual. Foi repórter da Agência Reuters, das revistas Sexy e sãopaulo, da Folha de S. Paulo. Passou pela RPC, afiliada da Rede Globo em Curitiba e foi vídeo-repórter da Veja São Paulo e da Editora Abril. Formado pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Música Popular pela Middlesex University (Reino Unido).