EP#1
A rede antivacina
O Brasil, que já foi referência mundial em vacinação, hoje está entre os dez países com mais crianças sem NENHUMA dose dos imunizantes infantis básicos, ao lado de Congo, Paquistão, Índia… Isso segundo a Organização Mundial da Saúde.
EP#2
Opoterapia: a exclusão aplicada
No começo do século 20, um suposto tratamento para gerar vitalidade e bem-estar foi usado para “corrigir” supostos defeitos de minorias. Pessoas LGBTQI+, mulheres que não se enquadravam nos costumes da época e indivíduos pobres foram usados inclusive como cobaias de experimentos e cirurgias bizarras, que envolviam costurar genitais de macacos em humanos. Essa é a opoterapia (ou organoterapia), uma prática eugênica que infelizmente ganhou bastante espaço no Brasil.
EP#3
Mentes medicadas: o novo normal?
O crescimento exponencial de diagnóstico de transtornos psiquiátricos e o aumento na prescrição e venda de remédios para essas mesmas condições levantou o sinal de alerta: estamos hipermedicalizando o cérebro?
EP#4
Alienação parental: lei e pseudociência
A síndrome da alienação parental é reconhecidamente uma pseudociência. E pior: uma pseudociência com bases machistas e misóginas – e criada por um médico que fazia pouco caso da pedofilia. Ainda assim, ela embasou uma lei no Brasil, que está em vigor desde 2010 e já provocou uma série de estragos.
EP#5
Negacionismo climático à brasileira
Não que seja motivo para orgulho, mas o Brasil tem um negacionismo climático para chamar de seu. O que molda esse movimento verde-amarelo e no que ele consiste?
EP#6
Maconha: entre a proibição e o hype
De um lado, uma Guerra às Drogas que já dura décadas - e que só ajudou a atrasar pesquisas sobre efeitos da maconha e a prender e matar pessoas, principalmente as pobres e pretas. Do outro, uma onda de indicar substratos da cannabis para os mais variados fins terapêuticos, mesmo sem embasamento científico sólido em parte dos casos.
EP#7
O Rei Lair
Óleo de coco para evitar a aids, dieta cetogênica para vencer o câncer, dióxido de cloro para tratar micose de unha e melanoma... Tem um médico no Brasil que fala esses e outros absurdos há décadas, e que também já estimulou pessoas a abandonarem tratamentos consagrados pela ciência, inclusive para doenças graves.