top of page

EP#3

Mentes medicadas: o novo normal?

O crescimento exponencial de diagnóstico de transtornos psiquiátricos e o aumento na prescrição e venda de remédios para essas mesmas condições levantou o sinal de alerta: estamos hipermedicalizando o cérebro?

Neste episódio, separamos os casos reais de transtornos daqueles que são resultado de conflitos de interesse, desvios do método científico e erros na prática clínica.


O roteiro e a apuração dessa história são de Lívia Inácio, com supervisão da equipe do Ciência Suja.


Quer apoiar o Ciência Suja? Acesse a Orelo e escolha o plano de sua preferência. Há bônus exclusivos para os nossos apoiadores: https://orelo.cc/cienciasuja


Acesse o site do Ciência Suja para ter acesso ao conteúdo extra do episódio: www.cienciasuja.com.br


Toda a terceira temporada do podcast Ciência Suja tem o apoio do Instituto Serrapilheira, que promove a pesquisa e a divulgação científica nacional. Saiba mais em: 

https://serrapilheira.org/ 


REFERÊNCIAS


Para se aprofundar no tema:


Série

Take Your Pills: https://www.netflix.com/br/title/80117831


Livros


Anatomia de uma Epidemia: pílulas mágicas, drogas psiquiátricas e o aumento assombroso da doença mental, Robert Whitaker


Fundamentos do Diagnóstico Psiquiátrico: Respondendo às Mudanças do DSM-5, Allen Frances


Medicalização em Psiquiatria, Paulo Amarante


The Emperor’s New Drugs: Exploding the Antidepressant Myth, Irving Kirsch


Voltando ao Normal, Allen Frances


Artigo

Epidemia de doença mental, Márcia Angell, Revista Piauí https://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-epidemia-de-doenca-mental/ 


SERVIÇO


Caso esteja em sofrimento psíquico, não se medique sem prescrição médica. Busque ajuda especializada. Separamos abaixo alguns lugares onde é possível encontrar apoio.


CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial são unidades de apoio à saúde mental geridas pelo Sistema Único de Saúde e, portanto, são gratuitas. O tratamento oferecido nos CAPS leva em conta a história de cada sujeito e é multidisciplinar, ou seja, conta com psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e outros diferentes profissionais. Você pode procurar a unidade mais próxima da sua casa.


UBS

As unidades básicas de saúde também podem ajudar. Mantidas pelo SUS, oferecem um atendimento que enxerga o usuário com base em seu contexto social, familiar e territorial. Busque a UBS mais próxima da sua casa.


CVV

Disponível 24 horas, o Centro de Valorização da Vida é um serviço telefônico prestado por voluntários que auxilia pessoas em sofrimento mental por meio da escuta. Você pode ligar para o número 188. 


PROFISSIONAIS

Na iniciativa privada, você pode buscar por psicólogos, psiquiatras e outros profissionais habilitados a compreender e tratar sua condição. É aconselhável conhecer a abordagem de cada especialista e também seu histórico antes de agendar uma consulta.

ENTREVISTADOS

Allen Frances

Psiquiatra e professor Emérito da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, dirigiu a equipe que elaborou o DSM-V e tem vários livros e artigos criticando a inflação diagnóstica na psiquiatria.

Cecilia Antipoff

Psicóloga, escritora, doutora em Educação pela UFMG, TED Speaker e entusiasta da luta contra a hipermedicalização infantil.

Felipe Augusto Morais de Souza

Médico de família e comunidade e mestrando em Atenção Psicossocial no Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

Paulo Amarante

Psiquiatra, professor da Fundação Oswaldo Cruz, e autor de vários estudos sobre medicalização na saúde mental.

Robert Whitaker

Jornalista investigativo de saúde mental há mais de 30 anos. Escreveu vários livros sobre a inflação diagnóstica na psiquiatria e os efeitos adversos dos psicofármacos.

Felipe Monte Cardoso

Médico de família e comunidade e mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp.

Luciana Vieira Caliman

Psicóloga e professora da Escola Superior de Educação de Lisboa. Pesquisa o TDAH sob uma linha sociocultural conhecida como ecologia da atenção.

Mario Eduardo Costa Pereira

Psiquiatra e professor de Psicopatologia Clínica da Unicamp.

bottom of page