
EP#03
Ciência fora de jogo
O esporte profissional, ao contrário do que se imagina, está repleto de deturpações na ciência. Da controvérsia envolvendo a participação de atletas trans ao uso de isotônicos, faltam evidências e sobram achismos e preconceito.
Neste episódio, o Ciência Suja revela como o esporte profissional é permeado por interesses que, muitas vezes, não se alinham com as pesquisas (e mesmo com valores olímpicos).
O Ciência Suja tem apoio do Instituto Serrapilheira, que fomenta a ciência e a divulgação científica no Brasil.
Participe do nosso financiamento coletivo e ajude a manter o projeto no ar.
Siga o Ciência Suja também nas redes sociais. Estamos no Instagram, TikTok, Twitter, Facebook e BlueSky. Você também pode ouvir os episódios no YouTube.

ENTREVISTADOS
Tifanny Abreu
jogadora trans de vôlei e campeã da Superliga Feminina com o Osasco, em 2025
Leonardo Azevedo Álvares
endocrinologista do Centro Universitário São Camilo que estuda pessoas trans no esporte
Hamilton Roschel
profissional de educação física e nutricionista. É um dos líderes do Centro de Medicina de Estilo de Vida da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Estuda suplementos há décadas.
Bruno Gualano
profissional de educação física e diretor do Centro de Medicina de Estilo de Vida da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Katia Rubio
Katia Rubio
Filipe Abdalla
fisioterapeuta e ex-presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física. Atua em Campo Grande (Mato Grosso do Sul)






