top of page

PÍLULA

Sambaquis no Piauí: história loteada

Só mais recentemente os sambaquis no Piauí começaram a ser estudados pelos pesquisadores. E eles revelam muito sobre as comunidades tradicionais que ali viveram — e ainda vivem.

Mas esse passado e o presente vêm sendo ameaçados pela especulação imobiliária e pelo turismo predatório, que passam por cima de leis para instalar grandes empreendimentos que arrasam essas estruturas tão importantes. O repórter Luan Matheus Santana, da plataforma O Corre, conta essa história.  


Esta pílula é resultado de uma chamada de pautas que teve foco em meio ambiente e na COP30.


Apoiadores do podcast Ciência Suja ouvem as pílulas e episódios antes de todo mundo! Para participar do financiamento coletivo do Ciência Suja e conferir o material complementar do episódio, acesse o site: www.cienciasuja.com.br 


O Ciência Suja tem apoio do Instituto Serrapilheira, que fomenta a ciência e a divulgação científica no Brasil. 


Siga o Ciência Suja também nas redes sociais. Estamos no Instagram, TikTok, Twitter, Facebook e BlueSky. Você também pode ouvir os episódios no YouTube.

ENTREVISTADOS

Francisco Júnior

mestre em arqueologia e indigenista especializado da Funai, que é a Fundação Nacional dos Povos Indígenas. É um dos responsáveis por retomar as pesquisas sobre a arqueologia do litoral do Piauí.

Adriana Marcia

moradora da praia da Barrinha, que pertence ao município de Cajueiro da Praia (PI).

bottom of page