
EP#02
Vale tudo pelos data centers?
Data centers de hiperescala são megaestruturas, às vezes maiores do que um Maracanã, que processam dados da internet e de recursos de inteligência artificial. Mas esses empreendimentos geram um enorme impacto energético, ambiental e social — principalmente quando pensados às pressas.
Neste episódio, mostramos como os data centers podem afetar cidades do Brasil, que segue sem uma regulação própria para o assunto. Uma dessas instalações, a ser implantada em Sergipe, promete consumir mais energia do que todo o estado.
Também abordamos quais os caminhos para manter a internet funcionando, sem acabar com o meio ambiente.
Esse episódio faz parte da nossa chamada de episódios para a COP30. Ele foi produzido pela repórter Ana Paula Rocha.
O Ciência Suja tem apoio do Instituto Serrapilheira, que fomenta a ciência e a divulgação científica no Brasil.
Materiais que podem interessar:
Relatório do Lapin sobre IA, data centers e justiça socioambiental: https://lapin.org.br/wp-content/uploads/2025/08/INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-E-DATA-CENTERS-A-EXPANSAO-CORPORATIVA-EM-TENSAO-COM-A-JUSTICA-SOCIOAMBIENTAL-1-3.pdf
Policy paper do IP.rec sobre IA, data centers e danos ambientais: https://ip.rec.br/wp-content/uploads/2025/05/Policy-Paper-Data-Centers.pdf
Série “A Boiada da IA”, do Intercept Brasil: https://www.intercept.com.br/especiais/a-boiada-da-ia/

ENTREVISTADOS
Laís Martins
jornalista do The Intercept Brasil focada em tecnologia. Tem feito uma série de reportagens especiais sobre data centers.
Sandra Ávila
professora do Departamento de Computação da Universidade de Campinas, com foco no desenvolvimento responsável de inteligência artificial.
André Fernandes
doutorando em direito e diretor do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec).
Tereza Cristina Carvalho
fundadora do Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que pesquisa a sustentabilidade no contexto das tecnologias digitais.
Marina Loureiro
coordenadora de projetos da área ambiental do NetLab.
Nicole Sanchotene
coordenadora de projetos do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, laboratório que estuda a desinformação digital.





