top of page

EP#5

A ciência é para todos

Conhecimento científico e saberes tradicionais não são iguais – mas eles podem se aliar. E há exemplos disso, da agricultura à farmacologia. Mas até onde essa aliança vai? E a pseudociência pode se aproveitar desse debate?

No episódio que encerra nossa temporada sobre colonialismo e racismo, trazemos casos dessa união de saberes, e também desafios por trás dessa aproximação. 


Não deixe de ouvir e conte o que achou nas nossas redes!

Quer apoiar o Ciência Suja? Acesse a Orelo e escolha o plano de sua preferência. Há bônus exclusivos para os nossos apoiadores: https://orelo.cc/cienciasuja


Siga o podcast nas redes sociais. Estamos no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


Toda a quarta temporada do podcast Ciência Suja tem o apoio do Instituto Serrapilheira, que promove a pesquisa e a divulgação científica nacional. Saiba mais em: https://serrapilheira.org/

ENTREVISTADOS

Victor Junior Lima Felix

pesquisador indígena, do povo Potiguara, que tem mestrado e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba. Atua com etnopedologia.

Walter Terra

químico e professor da Universidade de São Paulo. Coautor do livro “Filosofia da ciência: fundamentos históricos, metodológicos, cognitivos e institucionais”.

Ricardo Terra

filósofo e professor da Universidade de São Paulo. É o outro autor do livro “Filosofia da ciência: fundamentos históricos, metodológicos, cognitivos e institucionais”.

Isaque João

indígena do povo Kaiowá e pedagogo com mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Robin Wall Kimmerer

botânica de origem indígena e autora do livro A Maravilhosa Trama das Coisas.

Luiz Augusto Campos

sociólogo e professor de Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Putira Sacuena

geneticista indígena do povo Baré e professora da Universidade Federal do Piauí.

Joana Cabra de Oliveira

professora do departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. Estuda, entre outras coisas, o cultivo de mandioca entre o povo Wajãpi.

bottom of page