top of page

EP#2

Portas fechadas

No Brasil, só 7,4% dos docentes de pós-graduação nas ciências biológicas, exatas e nas ciências das terras são pretos, pardos ou indígenas. Além de gerar desigualdade, essa falta de representatividade compromete a própria qualidade da produção científica.

Neste episódio, o Ciência Suja vai falar sobre os motivos que tornaram o ambiente acadêmico pouco diverso, e também sobre como populações marginalizadas são subrepresentadas como voluntárias em diversas pesquisas, o que compromete até tratamentos médicos. 


Essa temporada terá mais três episódios que trarão o tema do colonialismo científico. Ainda vamos abordar tecnologias racistas, roubo de fósseis e como aliar conhecimentos científicos com os “tradicionais”.


Quer apoiar o Ciência Suja? Acesse a Orelo e escolha o plano de sua preferência. Há bônus exclusivos para os nossos apoiadores: https://orelo.cc/cienciasuja


Toda a quarta temporada do podcast Ciência Suja tem o apoio do Instituto Serrapilheira, que promove a pesquisa e a divulgação científica nacional. Saiba mais em: https://serrapilheira.org/

ENTREVISTADOS

Iraneide Soares da Silva

historiadora e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores Negros (ABPN).

Maria Luiza Saraiva Pereira

geneticista e chefe do Laboratório de Genética Laboratorial e do Laboratório de Neurogenética Translacional do hospital universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luiz Augusto Campos

sociólogo e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É também consultor desta temporada do podcast.

Ana Carolina Amaral de Andrade

neurologista do Hospital Santa Marcelina, com foco em doenças como esclerose múltipla e neuromielite óptica (NMO).

Dilene Raimundo Nascimento

autora e historiadora aposentada da Fundação Oswaldo Cruz.

Altay de Souza

psicólogo e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no Departamento de Estatística Aplicada à Psicobiologia. Também apresenta o podcast Naruhodo.

Tabita Hühnemeier

geneticista da Universidade de São Paulo que estuda a origem dos povos da América.

Putira Sacuena

geneticista indígena do povo Baré e professora da Universidade Federal do Piauí.

bottom of page